quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Onda vermelha do PT no Tocantins começa por Palmas: Raul aumenta vantagem



Ibope - Com 39%, petista abre dez pontos sobre Lelis (29%) e lidera acima da margem de erro; Nilmar tem 21%

O prefeito licenciado Raul Filho (PT) venceria a disputa para a Prefeitura de Palmas se as eleições fossem hoje com 39% das intenções de voto. É o que revela a segunda rodada da pesquisa Ibope/TV Anhanguera. Na segunda colocação, com 29%, aparece o deputado estadual Marcelo Lelis (PV), seguido da deputada federal Nilmar Ruiz (DEM), com 21%. Pelo levantamento (com intervalo de confiança de 95%), o cenário aponta agora a liderança de Raul acima da margem de erro da pesquisa, que é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos (veja quadro com metodologia).

O levantamento, realizado entre os dias 19 e 21 de setembro com 504 eleitores, mostra agora o empresário Getúlio Vargas (PT do B) e o pedagogo Tasso Antônio (PMN) empatados em quarto lugar com 1% cada um. Pelo apurado, 7% dos entrevistados ainda estão indecisos; 2% pretendem anular o voto ou votar em branco; e 1% não respondeu.

Espontânea:

Com 38% das intenções de voto, Raul Filho também lidera acima da margem de erro na consulta espontânea - aquela em que o entrevistado não é exposto à estimulação das cartelas com os nomes dos candidatos. Em segundo lugar, com 26%, novamente aparece Marcelo Lelis, seguido de Nilmar Ruiz (20%). Tasso Antônio obteve 1%, enquanto Getúlio Vargas não atingiu 1% das citações. Já o número de indecisos é de 12%, ao passo que 2% querem votar em branco ou anular o voto, enquanto 1% não quis responder.

Evolução:

Em relação à primeira rodada do Ibope/TV Anhanguera, realizada entre os dias 2 e 4 de setembro, o candidato Raul Filho cresceu quatro pontos percentuais (tinha 35% na anterior). Já Marcelo Lelis oscilou positivamente dois pontos (tinha 27%), ao passo que Nilmar Ruiz oscilou negativamente um ponto (tinha 22%).

Ainda em relação à pesquisa anterior, Tasso Antônio se manteve estável (1%), enquanto Getúlio Vargas oscilou para cima, visto que não havia obtido 1% dos votos na anterior. Já o número de indecisos caiu quatro pontos (eram 11%), ao passo que o número daqueles que pretendem votar nulo ou em branco permaneceu estável (2%), o mesmo ocorrendo com aqueles que não quiseram responder (1%).

Favoritismo:

Raul Filho será o próximo prefeito de Palmas para 57% (na anterior 35% pensavam assim), independentemente da intenção de voto dos entrevistados. Em segundo lugar na lista de favorito para vencer as eleições, aparece agora Marcelo Lelis com 19% (18% na anterior). Nilmar Ruiz é a terceira nesse quesito com 13% das citações (31% na anterior). Já Getúlio Vargas não atingiu 1% (não havia sido citado na anterior), ao passo que Tasso Antônio não foi citado (na atingiu 1% na anterior).

Nenhum comentário: