terça-feira, 16 de junho de 2009

Artigo da semana: "Grãos e o Perímetro Irrigado de Dianópolis"

Tenho acompanhado ao longo dos últimos cinco anos as ações empreendidas, visando contribuir para elevação dos patamares econômicos e sociais das comunidades que vivem no Sudeste do Estado do Tocantins. É de fácil percepção que existem várias iniciativas nesse sentido e que as mesmas tem aumentado as expectativas e contribuído com efeitos positivos sobre a qualidade de vida da população. Na divisa do nosso Estado com o Oeste da Bahia na região dos gerais, onde a economia está voltada para produção de grãos, percebemos as iniciativas empreendedoras, colaborando para o aumento da produtividade, alavancando o desenvolvimento do agronegócio através do compromisso social de produzir mais alimentos para atender as demandas do mercado interno e externo. A produção de soja “carro chefe” do celeiro de grãos da região, tem gerado empregos, ampliado riquezas e contribuindo para elevação do Produto Interno Bruto do Estado do Tocantins. No estágio atual o que se objetiva é a agregação de mais valores à produção de grãos, pois ao se instalar unidades agroindustriais junto as fazendas produtoras, estaremos aumentando as oportunidades de absorção de mão-de-obra, gerando aumento da receita dos produtores, oportunidade de ampliação da arrecadação de impostos e consequentemente aceleração do processo de crescimento econômico da região.

Um grande empreendimento que também tem gerado grandes expectativas na comunidade do Sudeste Tocantinense, nos últimos anos é o Projeto de Fruticultura Irrigada Manoel Alves, batizado como “Perímetro Irrigado de Dianópolis”. Trata-se de um investimento em infra-estrutura superior a 200 milhões de reais, onde o Governo Federal investiu 95% dos recursos de instalação e tem a Secretaria Estadual de Recursos Hídricos como corresponsável por todas as fases, desde a concepção do projeto estrutural, construção das obras de infra-estrutura, licitação dos lotes, até o início de operação dos sistemas de irrigação.

O Perímetro Irrigado de Dianópolis visa à produção de frutas para atender aos mercados dos grandes centros, no entorno do Estado do Tocantins, além de atender as necessidades do consumo interno e no futuro promover o beneficiamento da produção através da agroindustrialização, como fator de agregação de valores aos produtos. Empreendimento que na sua concepção inicial se direciona para fruticultura, mas que está aberto a novas culturas e que inevitavelmente irá gerar empregos e renda para população, atrairá novas tecnologias e promoverá maior injeção de recursos nos municípios que estão nas adjacências das áreas produtivas.

Como em todo projeto no início de operação, existem dificuldades na instalação de parte dos pequenos produtores, porém a equipe gestora e que também é responsável pela assistência técnica, está atenta aos principais gargalos e objetiva contribuir efetivamente para o êxito de todas as iniciativas de produção instaladas e que irão se instalar no Perímetro Irrigado de Dianópolis.

Uma grande ação visando a sustentabilidade do empreendimento, vem sendo articulada pela Secretaria Municipal de Indústria Comércio e Agronegócio de Dianópolis em parceria com o Consorcio Empresarial CMT/Fama (gestores do projeto), Ministério da Integração Nacional, Ministério da Agricultura e Secretaria Estadual de Recursos Hídricos do Estado do Tocantins. Trata-se de um workshop que será realizado em data a ser agendada no início do segundo semestre de 2009, visando aprimorar o relacionamento das instituições públicas que tem interface com as demandas do projeto e posteriormente através de um prisma empresarial, atrair empreendedores de sucesso que estão instalados em outros perímetros irrigados do Brasil, como num processo de atração de novas competências, para que os mesmos invistam e se instalem no empreendimento do Sudeste Tocantinense.

Toda essa dinâmica desenvolvimentista contribui para consolidação do município de Dianópolis como pólo regional, potencializando o comércio, a prestação de serviços e outras iniciativas empreendedoras, através da ampliação das necessidades de consumo e de novas demandas que estão surgindo.

Na Região Sudeste do Tocantins já está plantado um processo de potencialização contínua do agronegócio, onde as esperanças estão sendo irrigadas e o entusiasmo semeado, numa condição propicia para colheita de resultados animadores.

Na sinergia da comunidade, com as ações pró-ativas das instituições públicas e a capacidade empreendedora da iniciativa privada, aflora no solo da região um tempo presente de trabalho e fé e um futuro de desenvolvimento com índices de produtividade diferenciados, valores agregados e qualidade de vida acima da média brasileira.

Aqui o futuro já foi cuidadosamente semeado. É preciso crer pra ver! Quem acreditar e quiser cultivá-lo conosco, venha e colherá bons frutos! Somos otimistas por razão, emoção e convicção.

Tenho dito, o desenvolvimento que se pratica, “falando num português claro” é parte integrante do desenvolvimento que teremos.


Geraldo Ivan Oliveira da Cruz

Professor Universitário

Mestre em Administração e Educação Ambiental

Presidente da Associação Comercial e Industrial de Dianópolis - ACID

Secretário da Indústria, Comércio e Agronegócio de Dianópolis - SICAD

Nenhum comentário: