terça-feira, 2 de junho de 2009

Governo inicia 'Força-Tarefa da Cidadania' em Dianópolis

O vice-governador Paulo Sidnei inicia nesta terça-feira, 2, às 9h, em Dianópolis, a chamada 'Força-Tarefa da Cidadania'. A iniciativa do Governo do Estado, em parceria com o Governo Federal, vai beneficiar 21 municípios da região sudeste do Tocantins com cursos de capacitação para gestores municipais e técnicos em informática. Na ocasião, será realizada a assinatura do convênio SipamCidade. A capacitação vai até o dia 6 de junho.

A 'Força-Tarefa da Cidadania', em Dianópolis, vai permitir que os municípios tenham acesso ao uso de geotecnologias na gestão territorial de suas áreas, a exemplo de dados meteorológicos. As ações estão acontecendo inicialmente nos municípios constantes no programa Territórios da Cidadania. A primeira região beneficiada, no Tocantins, foi a do Bico do Papagaio.

Os municípios são: Dianópolis, Arraias, Aurora do Tocantins, Chapada de Natividade, Combinado, Conceição do Tocantins, Lavandeira, Natividade, Novo Alegre, Novo Jardim, Palmeirópolis, Paranã, Pindorama do Tocantins, Ponte Alta do Bom Jesus, Porto Alegre do Tocantins, Rio da Conceição, São Salvador do Tocantins, São Valério da Natividade, Taguatinga, Taipas do Tocantins e Almas.

SipamCidade

Lançado em julho do ano passado, o programa SipamCidade já atende 101 municípios da Amazônia. O programa oferece várias informações sobre os municípios, aumentando o conhecimento que as prefeituras têm sobre seus territórios e ajudando no planejamento municipal. Informações sobre tipo de solo, relevo, bacias hidrográficas, vegetação, mapa de precipitação e outros dados são repassados às prefeituras, através da utilização de um software, chamado Terraview.

Com o Terraview, as prefeituras poderão planejar e observar vias de acesso e infraestrutura urbana, mapeamentos ambientais, mapas para disposição de lixo e aptidão agrícola, além de servir de apoio às atuações cadastrais do IPTU – Imposto Predial Territorial Urbano. O SipamCidade vai iniciar no Tocantins com a capacitação de técnicos das prefeituras, para a utilização do Terraview.

Nenhum comentário: