segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Deputado Stalin Bucar faz crítica ao modelo de trabalho do TCE


 
Republicano se diz preocupado com os “vícios” do órgão de fiscalização

De acordo com o deputado Stalin Bucar (PR), o Tribunal de Contas do Estado (TCE) mudaria suas decisões de acordo com os gestores do estado.

”Nos preocupam muito as ações e os vícios do TCE. Quando assume um governo, o Tribunal age de uma forma. Quando outro assume, o órgão age de forma diferente. Se houver uma investigação séria no tribunal, serão encontradas falhas que envergonharão o Estado do Tocantins”, disse.  

Na sessão de quarta-feira,21, Stalin Bucar criticou a decisão do TCE que recomendou a aprovação das contas do governador Siqueira Campos (PSDB) referentes a 2011.

O republicano afirmou comungar com o ex-governador Carlos Gaguim (PMDB) que, em nota publicada na imprensa, disse terem sido “dois pesos e duas medidas” aplicados pelo tribunal a gestores diferentes. Um exemplo citado na nota, e comentado por Stalin, é a suposta rejeição de um mesmo contrato realizado com o Banco do Brasil, em um parecer relativo ao governo do PMDB, mas aprovado quando julgado no balancete do atual governador Siqueira Campos (PSBD). 

Naturantins

O deputado Stalin Bucar também criticou supostas atitudes de alguns servidores do Instituto Natureza do Tocantins – Naturatins. Segundo o parlamentar, alguns funcionários do órgão ambiental têm dificultado a liberação de licenças ambientais, o que atrasa os investimentos benéficos para a população do Estado.

“O órgão governamental deve prestar serviço à população e não cercear as solicitações de seu público-alvo. A burocracia só aumenta o descrédito do agente público”, criticou.  

Apesar das críticas, o republicano disse que o atual presidente do Naturatins, Alexandre Tadeu, é bastante competente e tenta fazer uma boa gestão, mas que, para isso, precisa corrigir os vícios de determinados servidores. O deputado falou ainda de várias ações implementadas por seu filho, Stalin Junior, quando foi presidente do Naturatins, entre agosto de 2009 e dezembro de 2010.  

Segundo ele, as principais ações foram a redução das taxas de licenciamento para pequenos e médios produtores rurais; a aquisição de vários veículos, motores de popa e outros equipamentos; o licenciamento da Votorantin, em Xambioá, e da Bunge, em Pedro Afonso, além de outros benefícios.

Fonte: Jornal Tribuna do Planalto - Tocantins

Nenhum comentário: