terça-feira, 17 de março de 2009

Solange critica postura de Marcelo e diz que oposição é ao governador e não ao PMDB


A deputada estadual Solange Duailibe (PT) disse que a decisão do partido de assumir de vez a postura de oposição ao governador Marcelo Miranda (PMDB) não significa, de forma alguma, um rompimento com o PMDB. O governador afirmou à imprensa que se o PT romper com ele, também estará rompendo com sua sigla partidária. A deputada destacou que há muitos membros do PMDB com quem o PT tem boa relação.

Solange criticou a postura do governador com relação à sigla no Tocantins e disse que Marcelo “nunca teve interesse” em conversar com o PT. Ela disse que ele nunca quis aliança com o Partido dos Trabalhadores e, sim, com o presidente da República. “Durante a campanha [2008] o quanto ele pôde atrapalhar o PT, ele atrapalhou”, afirmou. A deputada disse que houve cidades em que PT e PMDB eram aliados e que o governador “fez questão” de subir no palanque de candidato do Democratas.

Sobre a afirmação de Marcelo Miranda, a deputada afirmou que responderia ao governador com a seguinte pergunta: “O senhor, não sendo aliado ao PT, é opositor ao presidente Lula [Luiz Inácio Lula da Silva, PT]?”, declarou.


Assembléia:

Essa decisão, conforme a parlamentar, só vem formalizar a postura já adotada por ela na Assembleia Legislativa. Ela disse que não segue orientações de líder do governo desde antes das eleições de outubro do ano passado e que só vai manter sua postura. Mas afirmou que seu tipo de oposição é “responsável”.

UT:

A petista ainda lembrou que o rompimento com o governo não representa aproximação com a União do Tocantins (UT). Destacou que o PT precisa se fortalecer, de olho nas eleições de 2010, e reforçou mais uma vez que a sigla tem nome para disputar o governo do Estado. Ela disse que não se referia apenas ao marido, o prefeito de Palmas, Raul Filho (PT), mas que hoje o Raul seria uma das alternativas. Solange destacou, porém, que o partido não está fechado para alianças.

“Esse não é o governo que queremos para o nosso Estado. Queremos propor um tipo de governo que seja baseado na visão do PT de governar”, declarou.


Fonte: www.clebertoledo.com.br

Comentários by Kiko:

Finalmente o PT tomou uma decisão e agora é oposição ao governo estadual. Já passava da hora de ir nessa direção, o que efetivamente não significa fazer oposição ao partido PMDB, um grande aliado histórico. O posicionamento do diretório estadual reflete o pensamento da maioria absoluta da militância do partido.

Marcelo Miranda é um governador que sempre seguiu a linha autoritária ao perseguir prefeitos de partidos de oposição, além de estabelecer os tão conhecidos governos paralelos em algumas cidades. Porém, a estratégia não deu certo e o que se viu foram derrotas do governo e o crescimento da oposição nas eleições passadas.

Cabe agora ao PT estabelecer um projeto alternativo de governo que priorize também a área social. O partido está unido em torno de um posicionamento político e agora precisa fazer o debate ideológico e programático para que tenha sucesso em 2010.

Nenhum comentário: