segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Câmara de Dianópolis foi renovada e novo prefeito foi eleito com maioria simples de votos


Por KIKO Jacobina


Em Dianópolis, na eleição para o cargo de vereador(a), o povo votou pela renovação! Dos nove nomes que foram eleitos no último dia 7 de outubro, oito serão novos integrantes do poder legislativo municipal. Apenas a vereadora Luciana(PR) foi reeleita, mesmo tendo encontrado muitas dificuldades em lograr êxito nas urnas.

Os eleitores deram seu recado e uma resposta ao famoso “caso das diárias” e optaram por votar no novo, ou seja, votar pela oxigenação da Câmara de Vereadores. A maioria dos parlamentares acusados de desvio de diárias não conseguiu vencer as eleições ou não participou do processo eleitoral.

Houve apenas uma importante exceção: a eleição para prefeito. De maneira contraditória, o mesmo povo que votou pela renovação do poder legislativo, também elegeu para prefeito o candidato Reges Melo(PSC), um vereador acusado de diversos desvios pelo Ministério Público.

Mesmo não tendo uma expressiva votação, já que obteve 39% dos votos, o novo prefeito conseguiu vencer com maioria simples, ou seja, recebeu a preferência do maior número de votantes.

Porém, para ter maior legitimidade, melhor seria que o prefeito eleito tivesse obtido também a maioria absoluta ou mais de 50% dos votos. Além disso, e para garantir a questão da governabilidade, também seria melhor que pudesse ter ao menos a maioria de vereadores na Câmara Municipal.

Entretanto, o que se viu foi o contrário de tudo isso: 60% dos eleitores dianopolitanos optaram por outras candidaturas na eleição majoritária e na eleição proporcional a base do novo prefeito contará inicialmente com apenas dois vereadores.

Nenhum comentário: