quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Discurso de transmissão de cargo - Auditório do Colégio João D´Abreu



Sr. Prefeito Reginaldo Melo,

Senhoras e Senhores Vereadores,

Autoridades Presentes,

Senhoras e Senhores 

Depois de oito anos à frente da administração municipal, honrado que fui pela escolha da maioria do eleitorado do município, encerro agora mais uma etapa da minha vida pública, e, por isso mesmo, nesta oportunidade, quero expressar os meus sinceros agradecimentos, a minha eterna gratidão aos dianopolinos, principalmente aqueles que confiaram em mim e me concederam tamanho privilégio.

Desde muito jovem e ao concluir o ginásio neste colégio de tantas e gratas recordações, fui inicialmente para Goiânia e logo depois para Brasília, onde conclui meus estudos, formando-me em Direito pela UNB e Administração pelo CEUB. Enfrentei muitas dificuldades e acho que consegui vencer obstáculos com muito esforço e dedicação, culminando com o ingresso, por concurso público, nos quadros da Câmara dos Deputados, onde aposentei-me depois de mais de trinta anos de serviços prestados.

Retornei a Dianópolis e iniciei uma caminhada em busca de realizar um sonho de ser prefeito de minha querida terra natal.  Deus e o povo dessa cidade maravilhosa foram tão generosos comigo que realizei o sonho em dobro, de vez que, como disse antes, fui eleito em 2005 e reeleito em 2008 Prefeito do Município.

Penso que cumpri minha missão adequadamente, pois repetidas vezes tenho recebido homenagens, baseadas em pesquisas, que apontavam resultados positivos da gestão nos últimos oito anos.

Por outro lado, também tenho clareza de que ao mesmo tempo que muitos avanços e conquistas foram alcançadas, da mesma forma confesso e reconheço que muito deixou de ser realizado pelas crises enfrentadas e principalmente pela falta de recursos que pudesse atender as inúmeras demandas da população.

Nesse contexto, volto a bater na velha tecla, cuja tese vem sendo defendida pelo municipalismo, da necessidade premente de se rediscutir o pacto federativo, pois é público e notório que a riqueza da nação está mal dividida, os recursos estão mal distribuídos e por isso mesmo a federação encontra-se desequilibrada.  Os municípios, na sua grande maioria, vivem de pires na mão, mendigando recursos dos Estados e da União para atender as suas necessidades mínimas, numa peregrinação constrangedora e até mesmo humilhante. É preciso um basta nessa situação, para que os recursos venham no momento certo e na quantidade suficiente, pois o cidadão vive é no município e é aqui que ele demanda atendimentos e serviços a serem prestados pelo Poder Público.

Com essas reflexões encerro a minha fala, agradecendo, mais uma vez, aos meus conterrâneos, à parceria da Câmara Municipal, a todos os funcionários, do mais humilde ao mais graduado, desejando a todos um Feliz e Próspero Ano Novo.  E ao Prefeito Régis Melo sucesso na administração que agora se inicia, pedindo a Deus que guie os seus passos nessa longa caminhada.

Obrigado,

José Salomão Jacobina Aires

Nenhum comentário: