segunda-feira, 22 de abril de 2013

APAE de Dianópolis é a quarta unidade do Estado a receber projeto “Vem plantar comigo”


Atendendo ao convite da instituição em Dianópolis, que comemora seu 6º ano de estruturação, a Semades participou do 1º Seminário Inclusivo da APAE do município

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Dianópolis é a quarta unidade do Estado a receber o projeto “Vem plantar comigo”, da Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades), que propõe a implantação da educação ambiental através da criação de hortas ecopedagógicas e jardins sensoriais.

Além de incentivar a retirada de circulação de garrafas pets da cidade, a partir da reutilização sustentável do recipiente, produzindo hortas para estimular a boa alimentação, o projeto também sugere a descoberta da utilização de outros sentidos como o tato e o olfato, que permitem um aprendizado prático, muito útil especialmente para as pessoas que possuem acentuado comprometimento da visão, a partir do toque das mãos e reconhecimento dos cheiros das plantas, nos jardins sensoriais.

Atendendo ao convite da instituição em Dianópolis, que comemora seu 6º ano de estruturação, a Semades participou do 1º Seminário Inclusivo da APAE do município. O evento realizado na Diretoria Regional de Ensino da cidade, na última sexta-feira, 19, reuniu cerca de 150 pessoas. Na oportunidade o secretário de Meio Ambiente, Alan Barbiero, ministrou uma palestra sobre meio ambiente e as políticas ambientais do Estado, finalizando sua participação com a apresentação do projeto.

Após o evento, Alan Barbiero comentou que vem percebendo um crescente interesse do movimento apaeano na busca de atividades que promovam a educação ambiental em seu cotidiano. “Nesse ano, a Semades vem recebendo convites das Apaes para participar de seus eventos e levar um pouco de conhecimento ambiental para as crianças, os pais, alunos e a população de seus municípios. E nós esperamos que a partir dessa semente, essas unidades se tornem modelos para a população e possam liderar um processo de consciência ambiental em suas cidades, fortalecendo as iniciativas da sociedade”, destacou.

Programação

A programação do 1º Seminário Inclusivo da APAE de Dianópolis contou ainda com apresentações artísticas, uma mostra compacta do documentário “Especiais por Natureza – um retrato da educação inclusiva na APAE de Dianópolis” e a apresentação das ações e do movimento apaeano no Estado, com a palestra do presidente da Federação das APAE’s no Tocantins (FEAPAES/TO), Nilson Alves Ferreira.

Nenhum comentário: