quinta-feira, 4 de abril de 2013

Pleno do TRE nega recurso e mantém cassação do prefeito de Taipas, Orlando Proência, e de seu vice, Jefferson Antunes

Além da cassação, o prefeito reeleito foi condenado a oito anos de inelegibilidade e ao pagamento de multa

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) manteve nessa quarta-feira, 3, a decisão de cassar os mandatos do prefeito reeleito de Taipas, Orlando Proência (PSDB), e seu vice, Jefferson Antunes de Carvalho. A decisão foi mantida quando o pleno julgou um recurso do prefeito contra uma decisão de dezembro do ano passado, que determina, também, a convocação de novas eleições no município.
Orlando Proência e o vice foram alvos de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) movida por Joaquim Carlos Azevedo (PSD), adversário político. Na ação, Azevedo o acusa de abuso de poder econômico e propaganda institucional irregular.
Relator do recurso julgado nessa quarta, o juiz Waldemar Cláudio de Carvalho apontou que ficou caracterizada a utilização da máquina administrativa, em Taipas, em benefício do então candidato à reeleição, “por meio de propaganda institucional em período vedado, contratação de servidores temporários, realização de pagamentos a pessoas que não trabalham para o município, perseguição de servidores e configuração de promoção pessoal”.

Nenhum comentário: