segunda-feira, 15 de abril de 2013

PT define oposição ao Palácio Araguaia e candidaturas próprias para 2014



O Encontro Estadual do Partido dos Trabalhadores que aconteceu em Palmas neste fim de semana, 13 e 14, no auditório da Associação Tocantinense dos Municípios (ATM), contou com a presença de dirigentes municipais de mais de 100 Cidades do Tocantins, dirigentes estaduais, membros da direção nacional, mandatários e representantes de movimentos sociais.
Durante o evento o partido aprovou resolução definindo que o posicionamento do PT em relação ao Palácio Araguaia, passa da independência, para a oposição ao Governo de Siqueira Campos. O partido ainda definiu apresentar candidaturas próprias a todos os cargos eletivos no pleito de 2014 e a realização de uma Caravana para percorrer os 139 Municípios do Estado, para promover a elaboração participativa de um projeto de desenvolvimento sustentável para o Tocantins com partidos aliados, movimentos sociais e a sociedade em geral.
O Presidente Estadual do PT, Donizeti Nogueira, destacou que o Encontro Estadual foi um momento importante para consolidar a mobilização da militância, que o partido vem realizando através dos Encontros Macrorregionais no interior do Tocantins, e afirma que o PT está preparando para assumir a condição de protagonista na consolidação de um plano de desenvolvimento para o Tocantins em 2014 e ainda ressaltou que "é uma necessidade para quem quer disputar o Estado, disputar os corações e as mentes do povo tocantinense, apresentar um projeto com candidaturas próprias pra dialogar com a sociedade".
Membro da Direção Nacional do partido o Secretário de Organização, Paulo Frateschi, representando o Presidente Nacional da agremiação, Rui Falcão, também participou do evento e destacou que o PT precisa construir candidaturas fortes, respaldada numa aliança sólida para construção de um grande palanque para a reeleição da presidenta Dilma, ressaltou também, que o PT no Tocantins precisa apropria-se das políticas implementadas pelo governo federal como o combate a pobreza no Estado.
O líder do PT do Senado, Wellington Dias, destacou a busca do partido aqui no Estado em torno da construção de um projeto democrático e popular "é uma grande lição que PT de Tocantins está dando para o Brasil, reunindo aqui neste encontro suas principais lideranças, parabenizo o companheiro Nicolau Esteves por estar fazendo parte deste momento e deste projeto na vida do nosso partido"
Projeto de Desenvolvimento para o Tocantins
O Encontro Estadual do PT contou ainda com a participação massiva dos membros dos diretórios municipais, e Estadual, para debater a estratégia e tática do partido para 2014 e para atualização do plano de desenvolvimento para o Estado. Entre os dirigentes petistas o Prefeito de Colinas, José Santana, aponta que "o PT sai na frente por que não simplesmente fala dos defeitos de um governo, mas analisa a conjuntura atual e assume a responsabilidade de construir novo modelo de Governo para o Tocantins".
Para o Deputado Estadual, José Roberto, este evento consolida o trabalho que o partido vem ampliado de mobilização popular e destaca "em 2014 vamos trabalhar para eleger nosso próximo governador, senador, uma bancada maior de deputados estaduais, eleger deputado federal e reeleger a nossa Presidenta Dilma". Seguindo a mesma perspectiva a Deputada Estadual petista, Amália Santana, ponderou que o Encontro Estadual do PT revigora a esperança da militância petista na construção de um Estado mais justo e menos desigual e concorda com Nogueira e Santana "estamos saindo na frente de todos os outros colocando o pé na estrada", para fortalecer o diálogo com a sociedade sobre as prioridades para o Tocantins.
Formação do campo democrático e popular para o Tocantins
Lideranças e dirigentes de partidos que buscam se unirem na construção de uma força política para apresentar um novo plano de desenvolvimento para o Tocantins, também compareceram ao Encontro Estadual do PT, como o Prefeito de Palmas Carlos Amastha, o Presidente Municipal do Partido Progressista Tiago Andrino, a Presidente Estadual do PCdoB Fátima Dourado, O Presidente Municipal do PCdoB Milton Gomes e o Presidente Estadual do PTdoB Antônio Ferreira. Todos os dirigentes presentes abordaram a importância da construção de um campo democrático e popular para o Estado, para elaborar um projeto qualificado que se sobreponha a este em andamento no Governo Estadual.
O Presidente Estadual do PT, Donizeti Nogueira, destacou que o encontro do PT "inicia o processo da formação de um bloco de partidos, para a construção de um palanque forte e identificado com o projeto nacional". Durante o evento o Prefeito de Palmas, Carlos Amastha, ressaltou que o Partido dos Trabalhadores realizou uma transformação no Brasil, defendeu ainda a união das oposições ao Governo do Estado para a construção de uma política mais democrática e destacou "O momento é único para fazer uma nova política, uma coisa séria em prol da população desse estado", e concluiu, "o projeto de gestão e política que a gente tem para apresentar pra população desse estado é invencível".
A presidente do PCdoB, Fátima Dourado, apontou que esta união é fundamental para promover a importância da construção de um projeto de desenvolvimento, que reconheça como ponto central a garantia de uma vida digna para a classe trabalhadora.
Para o ex-prefeito de Porto Nacional, Paulo Mourão, a formação desta frente democrática e popular no Tocantins, com a presença de aliados comprometidos, é fundamental para promover o desenvolvimento das potencialidades econômicas do Tocantins, aliada, a redução das desigualdades e a geração de emprego e renda para a população.
O Empresário e militante, Nicolau Esteves, apontou que o partido vai trabalhar na elaboração de um plano de desenvolvimento participativo com partidos aliados, movimentos sociais e a sociedade em geral para o Tocantins, evidenciando a diferença do projeto capitaneado pelo PT no Governo Federal e do projeto neoliberal baseado no desemprego, inflação alta, e desigualdade social.
Fonte: ASCOM - PT/TO

Nenhum comentário: