terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Com a presença de jovens de todo Tocantins, Domingos Santos é empossado como secretário estadual da JPT


Jovens petistas vieram de vários municípios para participar da posse da nova direção estadual de Juventude do PT. O secretário nacional da JPT, Jefferson Lima, e o presidente estadual do Partido, Donizeti Nogueira, deram posse ao secretário da JPT Tocantins, Domingos Santos, aos membros da Secretaria Estadual da JPT e aos secretários de 13 municípios.

"Uma das metas da Secretaria é fortalecer, unificar e consolidar a juventude petista, socialista e de massas. Vamos realmente colocar o PT à frente de tudo que sonhamos e acreditamos para que continuemos construindo um partido forte, único e que é o maior partido de esquerda da America Latina", ressaltou o secretário empossado, Domingos Santos.

O evento aconteceu no sábado, 25, na sede do Sintras – Sindicato dos Trabalhadores em Saúde no Estado do TO, com a presença dos deputados estaduais do PT, Zé Roberto e Amália Santana, do vereador Bismarque do Movimento, do reitor da Universidade Federal do Tocantins, Alan Barbiero, do presidente da CUT, José Roque, da assessora da secretaria Nacional de Juventude, Gleidy Braga, e do secretário municipal de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Palmas, Robledo Suarte, que representou o prefeito Raul Filho, entre outras lideranças.

"Uma das grandes responsabilidades dessa nova direção da JPT é apontar novos caminhos e preparar nossa militância para os desafios geracionais. Vocês podem contar com a parceria da Secretaria Nacional da JPT para que possamos intensificar e consolidar o trabalho da juventude do PT no país e no Tocantins", destacou o secretário nacional de juventude, Jefferson Lima.

O presidente estadual do PT, Donizeti Nogueira, reafirmou aos jovens dirigentes que a direção estadual do PT continuará apoiando as demandas da juventude. "A direção estadual não vai medir esforços para apoiar as iniciativas da juventude e vamos juntos tentar construir soluções para os encaminhamentos que a juventude precisa ter".

Na oportunidade, a deputada Amália Santana destacou a presença das mulheres nas secretarias municipais e na Direção Estadual da Juventude, que já atende ao critério de paridade, aprovado no IV Congresso Nacional do PT. "Tenho muita honra de ver que a maioria aqui é do gênero feminino e me enche de orgulho porque a política é uma das áreas que as mulheres têm tido dificuldade de entrar, mas na juventude elas são maioria".

Em sua fala, o deputado Zé Roberto reforçou que a juventude tem um papel importante na política. "Pra mim é um grande orgulho estar aqui, porque comecei minha militância política bem novo. A juventude tem um papel muito importante a fazer que é discutir política, e pra discutir precisamos nos formar politicamente, compreender e presenciar a política e é esse o grande debate que precisamos fazer".

O reitor da UFT, Alan Barbiero, também participou do evento onde falou da importância dos jovens participarem dos partidos políticos e ressaltou os investimentos do governo Lula na juventude. "Nós reconhecemos que o Governo Lula criou uma nova expectativa para a juventude desse país. Nós tivemos no Governo Lula o maior investimento para a juventude que foi a ampliação das universidades federais, saímos de 600 mil vagas para 1 milhão e 100 mil vagas, praticamente dobrou o quadro das universidades federais".

Secretaria

A direção estadual da juventude do PT é composta por 21 membros, atendendo aos critérios de paridade e étnico-racial. Ao todo são 13 secretários municipais, nas cidades de Angico, Ana Patricia Maciel Lima, Araguatins, Kelma Moreira de Souza, Colméia, Celina Vieira de Jesus, Couto Magalhães, Camila Cristina Rodrigues Fernandes, Colinas do Tocantins, Marizete Fernandes dos Santos, Dianópolis, Cristiane Rufino Santos, Goianorte, Jacó dos Santos Nascimento, Muricilândia, Pamela Lima Santos, Palmas, Denise Cirqueira Vieira, Santa Fé, Silvano Gonçalves Nogueira, São Bento, Erisnalva Pereira da Silva, Tocantinópolis, Ana Cléia Gomes da Silva, Taguatinga, Pedro Henrique Queiroz Rocha.

Participação

O Ato de posse contou com a participação do secretário da JPT do Maranhão, Paulo Romão, da secretária estadual de Formação Política do PT, Maria Helena, dos coordenadores das Macrorregionais de Araguaina e Centro Norte, João Batista e Welton Moreira, respectivamente, e do presidente do Diretório Central de Estudantes da UFT, Felipe Carvalho. Participaram do evento, representantes de diversos seguimentos sociais, como Movimento dos Sem Terra – MST, Central Única de Trabalhadores – CUT, Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins – SINTET, União Nacional dos Estudantes - UNE, Pastoral da Juventude Rural – PJR, Agentes de Pastoral Negra – APN, e União da Juventude Socialista – UJS.

Fonte: ASCOM - PT/TO

Nenhum comentário: