quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Vereadores em comissão, visitam Hospital Regional de Dianópolis


Motivados por uma notificação da fiscalização ambiental do município, que apontou a existência de uma fossa a céu aberto na área do Hospital Regional de Dianópolis e pelas implicâncias do fato, uma comissão de vereadores composta pelo presidente da Câmara Osvaldo Baratins, Elacy Guimarães, Rafael do Taxi e Serginho, visitou o HR Dianópolis, onde foi recebida pelo senhor Carlos Barboza, diretor da instituição.

Em clima de cordialidade, o presidente Osvaldo Baratins explicou ao diretor a razão da visita, citando o problema sanitário já mencionado, e ressaltando a preocupação dos vereadores com o atendimento médico dos plantões consecutivos, solicitando ainda empenho para que o atendimento durante o carnaval fosse reforçado pelo significativo aumento de pessoas na cidade por ocasião da festa.

Carlos Barboza, declarou aos vereadores que “ não existe fossa a céu aberto “ no terreno do hospital e que a divulgação do fato foi obra da “ imprensa sensacionalista “, explicando ainda que água acumulada nos fundos da área do hospital, provoca a impressão de vazamento, não implicando portanto em contaminação. Segundo o administrador, novas fossas serão postas em funcionamento em breve tempo.

O diretor apresentou escalas de plantão para evidenciar a inexistência de plantões consecutivos de 24 horas, citando a dificuldade de montar as referidas escalas com um corpo médico de apenas 13 profissionais, para um período 30 dias de trabalho.

Em resposta a questionamentos dos vereadores Rafael do Taxi e Serginho, bem como da vereadora Elacy Guimarães, Carlos Barboza apresentou relatório de atividades mostrando as reformas e melhoramentos na estrutura interna do hospital, bem como a humanização do ambiente, informando que novos profissionais médicos serão contratados para fazer frente à crescente demanda de pacientes de Dianópolis e de localidades vizinhas.

Citando pesquisa feita com os pacientes, o diretor mostrou números positivos para todos os setores de atendimento da unidade de saúde do Estado, gerida pela Pró-Saúde.

A comitiva foi convidada para visitar as dependências do Hospital Regional, onde foram mostradas as reformas e melhoramentos efetuados. A fossa em uso, sem tampa, também foi vista. Aos visitantes foi dada a explicação de que a tampa foi retirada para a evacuação dos dejetos em caminhão apropriado.

Fonte: Site Ecos do Tocantins (CMD / Ascom)

Nenhum comentário: