quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Governo debate ações para evitar prejuízos com seca no Sudeste. Vereador Baratins(PMDB) representou o prefeito José Salomão no evento

Prefeitos da região sudeste do Tocantins debateram nesta quinta, 9, a criação de consórcios intermunicipais com o objetivo de buscar soluções para diminuir os problemas dos municípios que sofrem com a seca. O secretário das cidades, Ronaldo Dimas, destacou que o Tocantins já sofre com a falta de água, principalmente na região sudeste do Estado. Conforme as informações, 9.500 famílias sofrem com a escassez de água em municípios como Dianópolis, Paranã e Arraias.

O secretário das cidades, Ronaldo Dimas, destacou que o Tocantins já sofre com a falta de água, principalmente na região sudeste do Estado. “A falta de água no nosso Estado já é um problema em diversas regiões, principalmente em localidades tão promissoras como o sudeste que possuem grandes empreendimentos sendo instalados na área de exploração mineral e geração de energia”, informou.

De acordo com o assessor de Desenvolvimento Regional da Secretaria das Cidades, Cosmo Fernandes, só no Tocantins 9.500 famílias sofrem com a escassez de água em municípios como Dianópolis, Paranã e Arraias. “Na região de Paranã que possui o maior limite territorial entre os 23 municípios da região sudeste, existe uma comunidade Quilombola instalada e que já está sofrendo com a escassez da água”, informou.

Fernandes afirmou ainda que os municípios tocantinenses já sinalizaram positivamente para a criação dos consórcios intermunicipais. “A Secretaria das Cidades já visitou cada um desses 23 municípios e todos foram favoráveis a adesão ao consórcio. Neste primeiro momento serão criados quatro consórcios nas áreas de aterro sanitário, patrulha mecanizada, Projeto Água Doce e Saúde”, destacou.

Ainda segundo o assessor, até o mês de abril os consórcios já devem estar criados e devem funcionar a partir de junho.

Água para todos

De acordo com a técnica do Ministério da Integração Nacional, Camila Fasolo, o projeto Água para todos foi criado no ano passado como parte das ações do Programa Brasil Sem Miséria com o objetivo de universalizar o acesso a água nas regiões mais secas do país. “O projeto tem foco na zona rural, com a população que vive na extrema pobreza com renda de até R$ 140,00 por pessoa. O convênio é feito entre o Governo Federal que constrói os poços artesianos e o estado que será o responsável pela manutenção do projeto que atende povoados de 30 a 50 família”, informou.

A técnica informou ainda que o processo de distribuição da água abrange inicialmente os estados que compõe o semi-árido brasileiro, mas que o Tocantins também será incluído no projeto.

Em todo o Brasil serão investidos até 2014, mais de 2 bilhões de reais no Projeto Água para Todos.

Consórcios intermunicipais

O técnico do Ministério das Cidades Ernani Ciriaco, informou que existe um problema recorrente com relação aos consórcios. Segundo informou muitos municípios acreditam que a única finalidade para a criação é a busca de recursos para as cidades. “Muitos prefeitos acreditam que os consórcios servem apenas para captar recursos, só que o objetivo para sua criação vai além dos recursos, ele serve para que os municípios possam discutir entre si e buscar soluções para problemas comuns nessas regiões”, afirmou.

Fonte: Roberta Tum

Nenhum comentário: