sábado, 11 de fevereiro de 2012

PT busca consenso para candidatura e quer compor com PSDB na majoritária


O presidente regional do PT, Donizeti Nogueira, participará de reunião neste sábado, 11, em Dianópolis, quando deve tratar da candidatura do partido à sucessão de José Salomão (PT) na prefeitura do município. A informação é de um dos pré-candidatos petistas na cidade, Mauro Santana, mais conhecido como Mauro da Caixa. O dilema seria definir se lança Santana ou a vereadora Elacy Guimarães, que também colocou seu nome à disputa.

Santana acredita que tem a preferência tanto de José Salomão quanto do presidente do partido no município, Amilton Pereira dos Santos (Tuca do Ferro Velho). “O Salomão me garantiu apoio, e o presidente também”, disse ele, acrescentando que aguarda a decisão para saber se haverá consenso ou se os dois pré-candidatos disputarão a preferência dos petistas em prévias. A intenção, segundo afirmou, é que o nome seja definido por meio de diálogo, mas adiantou que não sendo possível, será mesmo por eleições internas.

Aliança com PSDB

Atualmente o vice-prefeito é do PMDB, mas a partir do momento em que os peemedebistas decidiram lançar candidato próprio (Hercy Filho é pré-candidato do partido) e o PT também não quis abrir mão da cabeça de chapa, veio o rompimento. O que teria, segundo o pré-candidato do PT, levado seu partido a buscar outros aliados, com intenção inclusive de compor chapa majoritária, com o PSDB.

Na última eleição municipal, segundo o vereador, o PSDB compôs o grupo aliado ao PT e não haveria na cidade a mesma divergência ideológica que há entre as duas siglas em nível estadual e nacional. Ainda segundo o pré-candidato petista, o PSDB só teria deixado a base do prefeito Salomão em 2011, quando o governador Siqueira Campos (PSDB) assumiu o comando do Executivo estadual e o membro do partido que ocupava cargo na prefeitura municipal deixou a pasta para mudar-se de Dianópolis e morar em Palmas.

PR desarticula base do PT

Nos bastidores, as informações são de que o grupo de apoio a José Salomão estaria sendo abordado pela direção estadual do PR, que no município estaria apoiando a pré-candidatura peemedebista. Mauro da Caixa afirmou que soube de conversas entre João Ribeiro (PR) e Laurez Moreira, presidente do PSB no Estado, e que haveria intenção do PSB de apoiar Hercy Filho.

Caso isto se confirme, o petista diz que boa parte dos membros do PSB vão permanecer apoiando o grupo do PT, mas já adiantou que vai “exigir” a retirada do partido da base, “definitivamente”. Acrescentou ainda que se for mesmo assim, então espera que o partido entregue os cargos que ocupa na gestão municipal.

Nenhum comentário: