segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Encontro nacional do PT reúne deputados, prefeitos e lideranças para debater eleições e projeto nacional do Partido


Mais de quatrocentas pessoas, entre deputados estaduais, prefeitos e dirigentes petistas de todos os estados brasileiros, participaram do Encontro Nacional de Prefeitos/as e Deputados/as Petistas, realizado no dia 10 de fevereiro, em Brasília. Foi um dia intenso de debate e troca de experiências para as eleições municipais de 2012 e sobre pontos relevantes do projeto nacional para o Brasil, que está em curso no Partido dos Trabalhadores. Já na noite do dia 10, data de aniversário do PT, a militância participou de um Ato Público de Comemoração, com a presença de presidenta Dilma Rousseff e do presidente nacional do PT, Rui Falcão.

Do Tocantins, participaram do evento o presidente estadual do PT, Donizeti Nogueira, os deputados estaduais Amália Santana e José Roberto, e os prefeitos de Aliança do Tocantins, José Rodrigues da Silva, de Colinas, José Santana, de Colméia, Professor Ermilson, de Dianópoils, José Salomão, de Fátima, Luis Mourão, de Rio da Conceição, Adimar Ramos, e de São Sebastião, Claudiney Oliveira da Conceição, e também o secretário estadual de Assuntos Institucionais, José Geraldo.

Os principais pontos debatidos nas reuniões com os deputados estaduais foram o fortalecimento do legislativo estadual do PT e a atuação dos parlamentares no processo eleitoral de 2012. Já os prefeitos discutiram o modo petista de governar, que visa interiorizar ainda mais marca da gestão do PT nos municípios, caracterizada pela participação popular nas decisões sobre como aplicar os recursos municipais.

De acordo com o presidente estadual da sigla, Donizeti Nogueira, o encontro possibilitou um espaço de interação e troca de experiências. "Houve um debate muito salutar, franco e verdadeiro entre as partes. E esse espaço veio numa hora muito boa para o governo e para os prefeitos. Acredito que o relatório dos encontros vai apresentar um diagnóstico da situação pré- eleitoral, que em muito vai ajudar o governo e a direção do nosso partido, na construção de soluções para os problemas levantados pelos prefeitos e deputados estaduais", avaliou.

No encerramento do Encontro, aconteceu uma plenária final com a presença do presidente do PT, Rui Falcão, que conclamou os prefeitos, deputados e dirigentes a defender proposta de projeto nacional do partido.

"Todas essas ideias devem estar dentro do nosso projeto nacional, que tirou da miséria quarenta milhões de pessoas, projetou o Brasil no cenário internacional – somos hoje a 6ª. economia do mundo - saldamos a dívida com o FMI; passamos a fazer política externa independente; diversificamos o nosso mercado, fortalecemos o mercado interno; elevamos o poder de compra do salário mínimo. E todas as essas questões protegeram o Brasil da crise mundial", declarou Falcão.

Na oportunidade, a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, parabenizou a militância pelos seus 32 anos de luta e destacou os objetivos do Partido para as eleições deste ano. "32 anos podem parecer pouco, mas nós temos que nos orgulhar das mudanças que estamos fazendo no nosso país, nos nossos estados e municípios. Este é um ano de fortalecimento do PT e nós temos que ter a capacidade política de manter as prefeituras que governamos, reconquistar as prefeituras que já foram governadas pelo PT e ainda encabeçar chapas em novos municípios, fazendo as alianças certas para fortalecer o partido", destacou.

32 anos

Cerca de 1500 pessoas lotaram o Centro de Eventos Brasil 21, para participar das comemorações dos 32 anos de fundação do Partido dos Trabalhadores. Com a presença de militantes de todo o Brasil, o evento contou com a participação da presidenta da República, Dilma Rousseff, do presidente nacional do Partido, Rui Falcão, além de diversas lideranças petistas do cenário nacional, com destaque para os ex-presidentes da sigla, ministros, senadores, deputados federais e estaduais, prefeitos, entre outros.

Devido ao tratamento médico, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não pode comparecer ao evento, mas enviou uma carta destacando as conquistas do Partido e pedindo à militância que se orgulhe da trajetória da sigla. Lula também elogiou sua sucessora Dilma Rousseff, e citou o desafio da erradicação da extrema pobreza até 2014.

A presidenta Dilma foi saudada com o entusiasmo pela militância e proferiu um discurso emocionado. Em sua fala, Dilma destacou a trajetória de luta e conquistas do partido, "cada encontro com a militância do PT é também um encontro com as lutas do povo brasileiro". Dilma afirmou ainda que se sente honrada em continuar a herança do presidente Lula e destacou o papel da sigla no seu governo. "Este é também um governo do PT, principal partido de sustentação e por isso grande responsável pelo sucesso e pelos eventuais insucessos do governo", disse a presidente.

O Ato também homenageou o primeiro filiado ao Partido, Apolônio Carvalho, que se estivesse vivo, completaria 100 anos, no último dia 09.

Rose Dayanne - Com informações do Site PT Nacional

Nenhum comentário: