quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Jovens buscam qualificação Profissional na modalidade de Educação a Distância

A Educação a Distância é uma realidade no Estado do Tocantins, nesta modalidade de ensino existem alunos matriculados em cursos de graduação Pós- graduação, e técnicos profissionalizantes.

A rede e-Tec Brasil – Escola Técnica Aberta do Brasil, por exemplo, já beneficia 676 alunos no Tocantins, nos cursos técnicos em Agroecologia, Informática, Marketing e Secretariado nos polos de Educação a Distância nos municípios de Palmas, Araguacema, Araguatins, Cristalândia, Guaraí e Tocantinópolis.

A e-Tec é desenvolvida pela Secretaria Estadual da Ciência e Tecnologia em parceria com o IFTO – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia e as prefeituras das cidades que recebem os polos de EaD.

Atualmente está em andamento o processo seletivo para o preenchimento de 950 vagas dos cursos técnicos em Segurança do Trabalho, Manutenção e Suporte em Informática, Serviços Públicos, Controle Ambiental, Meio Ambiente, Agroecologia e técnico em Secretariado para os polos de Educação a Distância dos municípios de Paraíso, Alvorada, Pedro Afonso, Gurupi, Dianópolis e Colinas.

Um dos alunos matriculados no sistema e-Tec Brasil é o extencionista Rural Ariel Ribeiro Barbosa. Ele faz parte da turma do curso de Agroecologia e, acredita que por meio do curso técnico a distância terá mais oportunidade de melhorar o seu currículo e ganhar mais espaço no mercado de trabalho. Ariel Ribeiro conta que o ensino a Distância é uma forma mais flexível de aprendizagem, “porque as pessoas que trabalham a semana toda e às vezes chegam em casa cansadas, com o e-Tec Brasil podem cursar as disciplinas no sábado ou domingo e ainda podem aproveitar os horários de folga para entrar no site ver o conteúdo e fazer algumas atividades”, comenta.

A professora Ana Carolina Falcão que ministra a disciplina de Desenvolvimento Sustentável no curso de Agroecologia conta que é a primeira experiência com aulas a Distância, ela destaca que a modalidade é importante e está dando certo. “É algo que funciona de fato, em Palmas onde trabalho eu posto na internet o conteúdo da disciplina que leciono e, em cada polo onde o curso é ofertado tenho um tutor que me auxilia na interação com os alunos”, afirma a professora.

Expansão
Em 2012 a Secretaria da Ciência e Tecnologia e o IFTO já ofertam cinco novos cursos técnicos – Segurança do Trabalho, Manutenção e Suporte em Informática, Serviços Públicos, Controle Ambiental e Meio Ambiente - que serão ofertados por meio da rede e-Tec, as inscrições podem ser feitas no site seletivos.ifto.edu.br. São 950 novas vagas incluindo os cursos técnicos em Agroecologia e Secretariado.

Outra novidade para o Ensino Técnico a Distância no Tocantins será a implantação prevista para este ano de dois novos cursos, Agronegócio e Aqüicultura, isso se dará graças a um convênio com o Ministério da Educação que vai liberar R$ 1,4 milhão para implantar.

De acordo com o secretário da Ciência e Tecnologia do Estado do Tocantins, Borges da Silveira, os recursos serão utilizados para equipar os polos de Educação a Distância onde são aplicados cursos técnicos por meio da rede e-Tec Brasil.

Os polos a serem equipados estão nos seguintes municípios: Alvorada, Araguacema, Araguatins, Colinas, Cristalândia, Dianópolis, Guaraí, Taguatinga, Tocantinópolis, Palmas, Pedro Afonso, Porto Nacional, Natividade e Gurupi.

Atualmente os polos de Educação a Distância que ofertam cursos por meio da e-Tec estão nos municípios de Araguacema, Palmas, Araguatins, Tocantinópolis, Cristalândia e Guaraí.

Em 2012 serão inaugurados os polos de Alvorada, Pedro Afonso, Natividade, Gurupi, Dianópolis, Colinas, Taguatinga, Porto Nacional e Paraíso.

Fonte: Jornal O Girassol

Nenhum comentário: