segunda-feira, 16 de abril de 2012

Defensoria Pública inaugura novo prédio da Instituição em Dianópolis

A comunidade de Dianópolis conta com novas instalações da Defensoria Pública. Mais moderno e confortável, o novo prédio possui estrutura ampla e favorável para a prestação de serviços jurídicos à população. A solenidade de inauguração do novo Núcleo Regional aconteceu na manhã desta quinta-feira, 12, e contou com a participação do defensor público geral, Marcello Tomaz de Souza, e autoridades locais.

As novas instalações têm estrutura de 319m², com brinquedoteca, sala para assistência social, banheiros adequados para portadores de necessidades especiais; além de salas mais amplas e que proporcionam atendimentos com mais privacidade.

A inauguração foi iniciada com um momento de reflexão religiosa, trazida pelo padre Gleibson Moreira de Almeida. Após as orações, o Pároco lembrou a importância da valorização da Defensoria Pública, pois assume a posição árdua de defender a parcela da população menos favorecida.

“A inauguração desta nova sede não se trata de um simples prédio: amplo, moderno e funcional, com acomodações dignas aos servidores e cidadãos desta cidade, é muito mais que isso. A tônica deste momento é reforçar a sociedade que estamos aqui para prestar serviços públicos de interesse da comunidade e para o bem dela, em obediência à Constituição de nosso país”, afirmou o defensor público Daniel Gesoni, diretor do Núcleo Regional de Dianópolis. Lembrando ainda da importância da rede de apoio formada por Conselhos Tutelares, Centro de Referência Especializado de Assistência Social, Centro de Referência de Assistencial Social, Centro de Referência Psicosocial, INSS, entre outras. “A parceira com todas estas instituições auxilia nas demandas geradas pela Defensoria Pública, e aqui em Dianópolis podemos contar com todas estas instituições”.

O presidente da Associação dos Defensores Públicos do Tocantins, Murilo da Costa Machado, também participou da inauguração e comentou sobre os grandes avanços pelos quais a Defensoria Pública tem passado nos últimos anos. “Hoje o Tocantins pode se orgulhar, pois temos uma Defensoria Pública em ascensão. A justiça só acontece quando toda a engrenagem composta por cada componente da sociedade e do judiciário trabalha respeitando umas às outras. Isto é uma garantia à sociedade de que o trabalho será isento de interesses particulares. E para isso, cada um tem que cumprir seu papel. Nunca é tarde para nós ajudarmos a construir um novo Brasil. Pertencemos a um país jovem em termos de democracia, e temos ainda muito a aprender e a colaborar”.

Encerrando a solenidade, o defensor público geral, Marcello Tomaz de Souza, também comentou sobre o orgulho de mais esta inauguração da Instituição. “Essa instalação da Defensoria Pública é pequena diante da importância de Dianópolis para a formação e criação do nosso Estado, a qual é considerada o berço da emancipação do nosso povo. Este é mais um reforço do nosso principal objetivo: prestar assistência jurídica gratuita aos necessitados, assegurando a dignidade da pessoa humana. Somos parceiros no resgate da defesa da comunidade quando negligenciada. É esta mentalidade que temos que abraçar, de fazer uma sociedade mais justa e de respeito, o qual deve ser dirigido a todos de forma recíproca, por meio dos poderes legislativo, executivo e judiciário”, finalizou.

Também estiveram presentes na inauguração os defensores Públicos Maria de Lourdes Vilela, Sebastiana Pantoja, Hud Ribeiro Silva; os juízes Jossaner Nery, e Ciro Rosa; o Prefeito Municipal, José Salomão; o delegado de Polícia Raimundo Paula; os vereadores Carlos Guilherme, Luciana Lopes e Fernando Ferreira; o representante da OAB, Sílvio Romero Póvoa; Secretária Municipal de Educação, Aracele Rocha; o diretor da Casa de Prisão Provisória de Dianópolis, Rondinele Alves; entre outras autoridades. Após os pronunciamentos, todos participaram de visita oficial ao novo prédio.

Os atendimentos jurídicos oferecidos pela Instituição já estão sendo realizados no novo endereço: Avenida Bahia, Quadra 56, Lote 01, Setor Novo Horizonte.

Fonte: Ascom / Defensoria Pública do Tocantins

Nenhum comentário: