quarta-feira, 11 de abril de 2012

MANIFESTO PELA VOLTA DA SEJUV


Leia o Manifesto da Juventude Petista do Tocantins que pede o retorno da Secretaria Estadual de Juventude e Esporte!

MANIFESTO PELA VOLTA DA SEJUV


A Juventude do Partido dos Trabalhadores lamenta profundamente a decisão publicada no DOTO (Diário Oficial do Estado do Tocantins), no Art 9º do dia 28 de março, a qual extingue um importante instrumento de construção e fomento de políticas públicas para a juventude: a Secretaria Estadual de Juventude do Estado do Tocantins, que a partir desta data deixa de ser Secretaria Estadual de Juventude e Esporte e passa a ser Secretaria Estadual do Esporte.

A juventude sempre foi protagonista dos principais movimentos de mudança na política de nosso país. A juventude mobilizada participou do movimento dos Caras Pintadas que contribui para derrubar o governo do presidente Collor, conquistou o direito do Passe Livre Estudantil e recentemente a aprovação do Estatuto da Juventude. No estado do Tocantins a juventude vem se mobilizando desde a criação do estado e uma de suas principais conquistas foi a luta pela criação da Universidade Federal do Tocantins.

A Juventude Tocantinense caracteriza-se como um segmento da população marcado pela desigualdade social, afetada pela violência, pelas drogas (principalmente o craque); mais atingida pelo desemprego, pela falta de qualificação profissional, transporte público e moradia.

Assim, reiteramos que a juventude é o segmento da população que mais carece de políticas públicas e a extinção da pasta pelo governo estadual foi uma grande decepção para a população tocantinense. O orçamento da pasta não traz impacto acentuado para os cofres do governo o que dessa maneira não justifica o seu fim. A retirada da juventude como tema prioritário da ação do estado tem conseqüências negativas para o enfrentamento dos problemas vivenciados pela nossa juventude de sul a norte desse estado.

A juventude do Partido dos Trabalhadores tem atuado incansavelmente pela criação de organismos de juventude em todos os municípios tocantinenses. É importante ressaltar que a Juventude Petista foi contrária a decisão do prefeito de Palmas, quando ele extinguiu a Secretaria Municipal de Juventude, substituindo-a por uma simples coordenadoria de juventude. A extinção da Secretaria causou retrocesso, limitando as políticas públicas para a juventude e reduzindo a atuação do conselho municipal de juventude.

Todo o processo de reconstrução do Conselho Estadual de Juventude fica prejudicado com esta medida. É relevante ressaltar que a Secretaria Estadual da Juventude realizou uma grande conferência que foi um exemplo de mobilização e organização para todo o Brasil. O Tocantins foi um dos estados que proporcionalmente mais mobilizou municípios para a realização desse evento. "Dos 139 municípios tocantinenses, 72 realizaram a Conferência". O número equivale a 51% dos municípios do Estado.

A decisão de extinguir o órgão diluindo em uma diretoria para agregar as questões da juventude caminha na contramão do Governo Federal, que criou a Secretaria Nacional da Juventude - um marco para história do país – com o objetivo de fomentar as políticas juvenis em todo o país, dando ao jovem a oportunidade de discutir suas políticas através das conferências.

Para que isso aconteça é preciso, dentre outras medidas, ter uma Secretaria de Juventude forte, atuante, com estrutura e autonomia para dialogar e construir políticas públicas para a juventude, sendo um espaço de referência nacional na elaboração de políticas. Porém, o que presenciamos é nada mais que um retrocesso para a juventude deste estado.

Por esta razão, a Juventude do Partido dos Trabalhadores é contra esta medida e pede sensibilidade ao Governador para que revogue esta decisão. Colocamo-nos à disposição para dialogar com o governo e a sociedade civil em geral, com o intuito de formular e propor diretrizes voltadas para as políticas públicas de juventude, debatendo juntos e procurando soluções para os desafios enfrentados pelos jovens.

Juventude Petista do Tocantins

Nenhum comentário: