quinta-feira, 12 de abril de 2012

Prefeito renuncia em clima de festa e assume cargo no governo municipal

Trajano Coelho Neto II – Ecos do Tocantins

O município de Rio da Conceição – TO, assistiu na noite de 10 de abril último um fato inusitado na crônica política brasileira. O então prefeito Adimar da Silva Ramos, agropecuarista natural de Angical – BA, de onde “importou” grande parte de seus auxiliares e prestadores de serviços, renunciou ao mandato através de uma carta endereçada ao presidente da Câmara Legislativa, vereador Josemilson Pereira de Macedo.

O ambiente de festa instalado no salão do Balneário local, lotado em todas as suas dependências, estendeu-se à posse do vice-prefeito Astrogildo de França Filho, cujo o primeiro ato de gestor realizado ao final da solenidade, foi a nomeação do ex-prefeito Adimar Ramos para ocupar a Secretaria de Administração do município.

A renúncia

Adimar da Silva Ramos, após os cumprimentos e agradecimentos de praxe, teceu elogios ao prefeito que assumiria o cargo, falando de seu temperamento, responsabilidade, confiança e do funcionário municipal exemplar que foi, afirmando que o jovem político “não decepcionaria o povo” .

Em momento esperado por todos, falou das razões de sua renúncia “irretratável e irrevogável” após 7 anos e quatro meses no poder, declinando que “estava deixando o cargo por livre e espontânea vontade, por razões particulares e que nada o forçou a tomar a decisão, que representava uma oportunidade para o então vice-prefeito Astrogildo de França Filho” .

Pediu desculpas pelo que não pode realizar e teceu um relato de sua administração, informando em seguida que estava deixando saldos em conta corrente da ordem de R$ 314.881, 37 referentes a convênios. Foi demoradamente aplaudido ao despedir-se e agradecer a todos os presentes.

Posse

Após a leitura da Carta de Renúncia, o presidente da Câmara Municipal Josenilson Macedo, declarou a vacância do cargo e convocou o vice-prefeito Astró Filho para o juramento, após o qual foi declarado empossado como primeiro mandatário do município.

A palavra foi franqueada aos vereadores, tempo após o qual o prefeito empossado empunhou o microfone e proferiu sua mensagem, iniciando com a declaração de que “ estava honrado, orgulhoso e feliz “... elegendo a transparência e o uso da tecnologia como diretriz fundamental de seu governo. “Sou político, filho da terra, digo não às concessões que venham prejudicar a comunidade”, disse Astró Filho, que depois de agradecer ao ex-prefeito Adimar pela confiança e amizade, convocou: “ Vamos ao Trabalho “.

Realidade diversa

A visão crítica da incomum e festiva ocasião, na qual renúncia e posse confundiram-se em uma “providencial armação política”, que obviamente tem como objetivo publicamente não declarado, livrar o ex-prefeito das conseqüências originadas de denúncias do Ministério Público e dos processos judiciais por improbidade administrativa, deve prevalecer como salvaguarda e verdade, impedindo assim que supostos crimes contra o erário, não caiam na impunidade. O autor ou autores, devem ser responsabilizados na forma da Lei.

Em tempo, a renúncia de um administrador público acusado formalmente de corrupção, não impede a continuidade dos processos judiciais em tramitação.

Nenhum comentário: