quarta-feira, 7 de maio de 2008

Eleições 2008 - Opinião



Aliança entre governador Marcelo Miranda e senadora Kátia Abreu está perto do fim
por Dante Póvoa -

O presidente Lula falou ao deputado Michel Temer, presidente nacional do PMDB, que não vai deixar correr frouxo a sucessão de 2010, quer a discussão do processo já no inicio de 2009. Ele quer a base aliada discutindo candidatos de unidade aos governos estaduais sintonizados com a chapa presidencial. Isto será o ponto final da aliança do governador Marcelo Miranda com a senadora Kátia Abreu. Com isto está decretado também o apoio do governador Marcelo Miranda à reeleição do prefeito petista Raul Filho.

Marcelo Miranda e Kátia Abreu pertencem a partidos antagônicos, e não vejo possibilidades de seguimento desta sintonia, mesmo por que os partidos em nivel nacional devem fechar questão baixando resoluções proibindo estas coiligações. Será a oportunidade da oposição de ressurgir do quase nada e formar um grande bloco se juntando ao grupo do DEM, para formar uma chapa com Kátia Abreu ao Governo, Siqueira Campos e João Ribeiro para o Senado, e José Serra para Presidente da República.

Com esta chapa pode vir quem quiser que não será fácil derrotá-la. Portanto foi dado o pontapé inicial pelo próprio presidente Lula para preservar a unidade da base aliada, e com isto só resta um caminho aos grupos da oposição e da senadora, que é aumentar o flerte para uma possivel coligação futura, o que fragiliza mais o governador Marcelo Miranda, que tem os Democratas como carro chefe de sua base de sustentação.

Pelo que ouvimos do povo nas ruas, o governador tem pouca influência política na sucessão de Palmas, mas sim detém máquina que compra e alicia, e ele persegue igual ao outro, com a diferença de ter imagem de ser mais democrático. O Raul Filho não teve ação politica no seu mandato, o que o deixa vulnerável, tanto que não apoiou a reeleição de Marcelo Miranda, que agora o apoiará na reeleição do prefeito, deixando de apoiar Nilmar Ruiz que foi sua companheira de campanha.

Afinal, a politica é assim. O Raul abandonou seus velhos companheiros, assim dizem nas ruas de Palmas, agora o Marcelo deixa seus companheiros do DEM, e vai apoiar o PT que não o apoiou, O Siqueira Campos quando tinha poder, trouxe gente de todo o Brasil para se locupletar aqui, ficando o tocantinense apenas como eleitor, lamentável que nada mudou, e parece que vai continuar assim.

Artigo publicado no site www.abocadopovo.com.br

Nenhum comentário: