domingo, 11 de maio de 2008

Eleições em Porto Alegre: PT, PSDB e DEM x PMDB e PSB



Em nossa vizinha e simpática cidade de Porto Alegre do Tocantins, as articulações políticas esquentam e caminham para uma provável polarização entre duas candidaturas: a candidatura do Partido dos Trabalhadores, com Dona Benedita, e a candidatura de Edvan do PMDB marcelista.

A petista é tabeliã, presidente e fundadora do partido no município. Ela desenvolve amplo trabalho social principalmente com os idosos. Pelo que tudo indica, o atual prefeito Adeljon Carvalho(DEM), já em seu segundo mandato administrando o município consecutivamente, desistiu de apresentar um candidato próprio para a sucessão e provavelmente apoiará a candidata petista na cidade, dando evidentemente mais musculatura às pretensões do PT de Porto Alegre. A realiadade municipal neste caso parece não estar contaminada com a relidade nacional e dianopolina, por exemplo, em que "PT e DEM são que nem água e óleo", ou seja, não se misturam de jeito nenhum e nem com reza braba. Em Dianópolis, logo ali ao lado, o prefeito petista Zé Salomão já avisou que com o DEM ou DEMO como ele chama, não tem como pela posição que este partido adota com o presidente LULA em nível nacional, uma oposição raivosa e até pessoal à maior estrela do PT.

Já a outra postulante à vaga no executivo é Edvan Castro, ex candidata do PT nas eleições de 2004, mas que agora se filiou ao PMDB para disputar o pleito que se avizinha. Naquelas eleições ela disputou exatamente contra o atual prefeito de Porto Alegre. E agora, de acordo com a coluna semanal do jornalista Goyanir Barbosa(O Jornal), a candidata peemedebista parece ter conseguido o apoio do "marcelista" e biólogo Pedro Noleto(PSB), que abandonou suas pretensões de disputar para apoiar a pré-candidata do PMDB.

Portanto, pelo menos em Porto Alegre, a coligação "Aliança da Vitória" caminha para um racha eminente. De um lado tem o atual prefeito do DEM que apoiará provavelmente o PT e de outro a candidata oficial do PMDB, que contará com uma provável coligação com o PSB. Já a UT, representada pelo PSDB siqueirista, e ainda tendo como base a matéria do colunista de O Jornal, fará coligação também com a candidata petista Dona Benedita. A disputa por lá parece que vai ser bastante acirrada, sendo ainda um desdobramento da disputa eleitoral de 2004 entre Adeljon e Edvan, em que o resultado naquela época foi muito apertado e consagrou o atual prefeito como vencedor.

Nenhum comentário: