quinta-feira, 8 de maio de 2008

OPINIÃO - TRAÇADO DA FERROVIA NO SUDESTE


Recentemente foi estabelecida uma polêmica entre Dianópolis e Taguatinga acerca da Ferrovia Norte-Sul e seu traçado, principalmente entre dois representantes políticos da região, o prefeito de Dianópolis, Zé Salomão(PT), e o deputado Paulo Roberto Ribeiro(DEM). Este último começou o conflito e patrocinou matéria em jornal local onde defendia um traçado alternativo para a ferrovia e tomou a iniciativa de usar o legislativo estadual para aprovar um requerimento que desse força política ao seu pleito. "Puxou a sardinha" para o lado de Taguatinga e em outra matéria publicada em um jornal de Arraias recentemente, desancou críticas ao prefeito de DNO e a própria cidade, usando inclusive o argumento de que Dianópolis teria 40.000 cabeças de gado e Taguatinga teria um rebanho bem maior, de 100.000 cabeças, só para ficar neste exemplo, para justificar o potencial econômico daquela cidade e assim tentar provar que os benefícios deveriam ir preferencialmente para lá. Logicamente que o prefeito da cidade das Dianas defendeu o seu lado e até colocou em dúvidas o futuro político do outro, já que o ex-prefeito de Taguatinga tem vários processos em suas costas inclusive por desvio de recursos.

Mas de qualquer forma, isto parece ser um pouco de "inveja" deste senhor pelo sucesso econômico por qual passa Dianópolis atualmente, vendo que a cidade tem recebido investimentos consideráveis do Governo Federal através do PAC, e mais recentemente até o presidente Lula esteve na cidade para a inauguração do Projeto Manuel Alves, a grande redenção da região sudeste. Só aí foram investidos mais de R$200.000.000. Se fôssemos pegar apenas outro indicador para comparar as duas cidades pólo do sudeste, bastaria consultar o site do IBGE e constatar que o PIB de Dianópolis é três vezes superior. Esta sigla mede a soma das riquezas produzidas no município. Podemos ter um rebanho menor, é verdade, mas nossa economia é, e isto é fato, a mais punjante do sudeste tocantinense.

Provavelmente, e para a frustração do nobre parlamentar, os trilhos da futura ferrovia deverão passar por Dianópolis sim, visto que existe uma lei de 2003 que estabelece o trecho definitivo da mesma. Portanto, o caso está legislado, e existe um Plano Nacional de Viação que incluiu DNO nos trilhos do progresso futuro. Agora só falta o senhor representante da cidade vizinha querer revogar uma lei federal. No mais, outros argumentos favoráveis a Dianópolis são: o traçado proposto pelo deputado seria muito irregular, o custo de mais um ramal ou desvio de rota na obra seria muito maior e a produção do agronegócio e do Manuel Alves seria mais facilmente escoada com os trilhos passando por DNO.

Enfim, se houver a construção de mais um ramal no sudeste, isso sim seria ótimo, porém de difícil execução visto que se trata de dois ramais praticamente em um mesmo lugar. Porém, usar o presidente da Valec para fazer lobby em benefício próprio e em detrimento de outra cidade, porque houve sim a intenção de se estabelecer uma disputa pelo modo como tudo foi feito, não é o mais razoável. Por que o nobre senhor Paulo Roberto não procurou os representantes políticos da região antes de fazer aprovar um requerimento com um tema tão polêmico, já que ele diz ser um representante também de DNO? Essa atitude unilateral causou indignação e repúdio entre os empresários e até mesmo na Câmara Municipal da cidade das Dianas. E como ele também é, o povo de Dianópolis é um povo bairrista sim, quando isso envolve o futuro de sua cidade.

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